Lê aí...
Brasil

Vacinação


“Papudimaluco” esteve hoje na campanha de vacinação contra a Gripe A e mais uma vez não gostou nada do que viu.

A campanha foi prorrogada para todos os grupos que já deveriam ter sido imunizados: gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, portadores de doenças crônicas e jovens entre 20 e 29 anos. E ao mesmo tempo, começou hoje para os idosos com doenças crônicas.

Resultado: filas enormes misturavam idosos, jovens e crianças (com seus pais) neste sábado de abertura extra de 8h as 12h para as pessoas que não puderam se vacinar durante a semana.

O descaso e a falta de informação estavam presentes.

Uma jovem com seu filho no colo reclamava: “eu já tentei vacinar meus filho 4 vezes, mas os postos estão sempre fechados ou não tem a vacina”. Depois de 15 minutos na fila, ela foi informada que existia uma fila especial para as crianças e gestantes. Como ela, tinha várias outras crianças e gestantes há um bom tempo na fila.

Mas a falta de informação e de educação também estava presente entre as pessoas da fila.

Um senhor revoltado com a fila passou desferindo: “a culpa é dos jovens!”. O mais correto seria ter uma fila especial para os idosos.

Depois, uma senhora ao ver a fila, fala: “que absurdo! Tem a semana inteira para tomar a vacina!”. Mas a maioria dos jovens, gestantes e pais de criança entre 6 meses e 2 anos trabalha durante a semana.

E uma outra senhora falou: “eu nem sei para que é essa vacina. Mandaram eu vir tomar e eu vim. Lá dentro, eu pergunto!”.

Realmente, a desinformação é geral. E este episódio está longe de ser uma exceção quando se faz uma campanha, qualquer que seja ela.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que o número de idosos que foram se vacinar hoje está muito acima do esperado. E sugerem que os idosos esperem até o dia 08/05 quando começa a vacinação da gripe comum e tomem as duas vacinas de uma vez só. Mas na verdade, o erro foi começar a campanha dos idosos neste sábado, quando era fácil prever que os postos estariam cheios pelos outros grupos.

De toda forma, mais uma vez ficou claro que o país precisa com urgência investir em educação. E mais que isso: é preciso repensar o papel da escola e dos meios de comunicação na cultura comportamental das pessoas.

Será que isso vai ser tema das campanhas eleitorais este ano? Difícil! Ultimamente, as discussões polítcas sobre educação estão mais preocupadas com quantidade do que com qualidade.

———–

“Papudimaluco” adverte: a campanha de vacinação contra a gripe A irá até o dia 07/05. Se você ainda não se vacinou, vacine-se no posto de saúde mais próximo (que tiver aberto e tenha a vacina, é claro!). 

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “Vacinação

  1. E o pior é o seguinte: daqui a mais ou menos um mês a vacina que contém as duas juntas (Gripe A e Comum) estará disponível. Aí, quem já tiver tomado essa da campanha atual não poderá tomar a que contém as duas. Logo, você terá que pagar pela vacina da gripe comum, porque, na maioria das vezes, os postos públicos só liberam a vacina da gripe comum para os idosos. É um descaso!
    O Brasil é uma piada! E de mau gosto!

    Publicado por Ana Paula | 24/04/2010, 1:36 pm
  2. Vai uma dica…

    Que tal mudar o nome de vacinação para vaciLação ???

    Publicado por Rogerio | 27/04/2010, 11:07 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: