Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Apito amigo


Arbitragem é um tema muito polêmico no futebol e na Copa do Mundo também não poderia ser diferente. Embora sejam selecionados os melhores árbitros do mundo para a competição, alguns erros de arbitragem foram decisivos em Copas do Mundo.

O primeiro lance de erro de arbitragem famoso foi a favor do Brasil. Na Copa de 1962, o Brasil enfrentava a Espanha de Puskas e Di Stefano e precisava de um empate para se classificar. O jogo estava 1 a 0 para os espanhóis quando Nilton Santos cometeu um pênalti. Mas sorrateiramente, o lateral deu dois passos para fora da área e o juiz marcou falta. O Brasil virou o jogo para 2 a 1 e arrancou para o Bi.

Créditos: AP

Em 1966, o apito amigo foi caseiro. A Inglaterra anfitriã da Copa jogava a final contra a Alemanha (Ocidental, na época). O jogo terminou 2 a 2 no tempo regulamentar. Na prorrogação, aos 10 minutos, o inglês Goeff Hurst chuta para o gol, a bola bate no travessão, em cima da linha e não entra. Mas o juiz deu gol! No final, a Inglaterra acabou marcando mais um e se sagrou campeã.

Créditos: Reginaldo Manente/Agência Estado

Em 1982, a Seleção Brasileira encantava o mundo com seu futebol alegre e habilidoso. Mas havia uma Itália muito correta taticamente em seu caminho. Brasil e Itália se enfrentaram para avanças as semi-finais. Para os brasileiros, bastava o empate. Ainda no 1º tempo, um erro de arbitragem pode ter sido decisivo. Zico invade a área e é puxado por Gentili. O puxão foi tão forte que rasgou a camisa do Galinho. Mas o juiz mandou seguir. O jogo terminou 3 a 2. O Brasil foi eliminado e a Itália se tornaria campeã daquela Copa.

Reprodução/International Press

4 anos depois, entra em cena pela primeira vez a mão de Maradona, ou “la mano de Dios”, como disse o craque. Argentina e Inglaterra travavam um jogo pelas quartas de final, que além da qualidade dos jogadores, contava com um pano de fundo de rivalidade política devido à Guerra das Malvinas levado para dentro de campo. Aos 10 minutos do 2º tempo, um zagueiro inglês recua a bola pelo alto para o goleiro Peter Shilton. Maradona se antecipa e com a mão marca o gol. Nem juiz, nem assistente viram a irregularidade e validaram o gol. O jogo terminou 2 a 1, com Maradona marcando outro gol. Este considerado o mais bonito da história das Copas. A Argentina se sagraria Campeã daquela Copa.

Em 1990, a mão de Maradona apareceu de novo, agora para evitar um gol da União Soviética. A Argentina ganhou o jogo por 2 a 0, sua única vitória na 1ª fase. Classificou-se em 3º lugar no grupo e depois chegou à final sendo derrotada pela Alemanha Ocidental.

créditos: Shaun Botterill/Getty Images

A Coréia do Sul foi a grande surpresa e grande sensação da Copa de 2002. O time de camisa rosa, torcida empolgadíssima e bom toque de bola chegou à semi-final, feito inédito para um time asiático. Mas contou com o apito amigo caseiro. Nas oitavas, um gol da Itália mal anulado, um pênalti para a Coréia e um pênalti não marcado para a Itália na prorrogação com a expulsão de Totti por simulação causaram revolta nos italianos. Mas a coisa foi ainda pior nas quartas. A Espanha teve dois gol legais mal anulados. O jogo foi para os pênaltis e os coreanos se classificaram para as semi-finais.

Créditos: AFP

As eliminatórias para a Copa de 2010 também já contou com um erro polêmico e decisivo. França e Irlanda se enfrentavam pela vaga na Copa, quando na prorrogação a França marca seu gol num lance onde o atacante francês Thierry Henry claramente conduz a bola com a mão. A Irlanda tentou anular o jogo, depois tentou que a Fifa a convidasse para a Copa, com 33 participantes. Obviamente, a Fifa não acatou o pedido dos irlandeses. Isto abriria um precedente sem tamanho.

Em 2010, esperamos que nenhum erro de arbitragem seja decisivo para o destino das equipes na Copa do Mundo.

É Papudicopa !!!!

————————

Faltam 33 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “PAPUDICOPA: Apito amigo

  1. Parabéns, poeta! Tirando onda no “Papudicopa”. Valeu mesmo!!!!

    Publicado por gabricarqueijo | 09/05/2010, 9:29 pm
  2. Parabéns mesmo!

    Mas esqueceu do Brasil x Espanha em 1986…rs

    Publicado por Gustavo | 11/05/2010, 11:57 am
  3. rsrs… eu já tinha te falado isso em off, mas ja q vc falou aqui. rs

    Não esqueci não. Só não coloquei porque não acho que o lance foi decisivo para o andamento da Copa.

    Assim, como não coloquei o árbitro que deu 3 cartões amarelos para um Croata, na partida contra a Austrália em 2006.

    Publicado por leonogueira | 11/05/2010, 12:13 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: