Lê aí...
Samba & Carnaval

O retrato do poeta Nelson Cavaquinho


A Mangueira prepara uma justa homenagem a Nelson Cavaquinho. O enredo da Estação Primeira sobre o grande poeta mangueirense para o carnaval de 2011 terá o título: “O Filho Fiel, Sempre Mangueira” e será desenvolvido pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves.

Cabe ressaltar que a escola sempre fez belos desfiles homenageando personalidades.

Nelson Cavaquinho foi um gênio do samba, um verdadeiro poeta que deixou saudades.

Também conhecido como “trovador dos aflitos”, teve em sua poesia a marca da melancolia. Sem falar no verdadeiro caso de amor entre ele e a Mangueira, que o poeta fazia questão de mostrar publicamente. Faleceu em 18 de fevereiro de 1986, aos 75 anos, e deixou de herança músicas lindas, como essas que “Papudimaluco” faz questão de publicar alguns trechos:

“Quando eu piso em folhas secas
Caídas de uma mangueira
Penso na minha escola
E nos poetas da minha estação
Primeira, não sei quantas vezes
Subi o morro cantando”
(Folhas Secas)

———

“Em Mangueira
Quando morre um poeta todos choram
Vivo tranqüilo em Mangueira porque
Sei que alguém há de chorar quando eu morrer”

(Pranto de um poeta)

———

Do mal será queimada a semente.
O amor será eterno novamente
(Juízo Final)
———
“Vou partir não sei se voltarei
Tu não me queiras mal
Hoje é carnaval…”
(Vou partir)
Sobre Gabriel Carqueijo

Contador, 29 anos, Flamenguista e Portelense, pai, marido, filho, irmão e amigo.

Discussão

6 comentários sobre “O retrato do poeta Nelson Cavaquinho

  1. Pode crer poeta! Folhas secas é poesia pura. Putz.

    Entretanto, só com Enredo e Samba-enredo não dá. Falta muita coisa pra minha Verde-Rosa voltar a ganhar. É muita pompa, é muito gringo e pouca raiz.

    Sds

    Publicado por SILVA | 14/05/2010, 3:47 pm
  2. Estou ná area em galera!

    Já que pra falar da escola mais bonita do planeta.
    Tenho duvidas sobre o enredo, tenho certeza que sairá um bom samba, agora em relação a carnaval tenho muito medo. Até pq o carnavalesco acho muito fraco, e ainda traz um carnavalesco para ajudar da Renascer. rsrssrsrssr
    Mais vamos aguardar né.

    abraço a todos

    Publicado por Eduardo Nogueira | 15/05/2010, 12:18 am
  3. Tentativa de reparar um erro histórico!

    100 anos do Cartola….

    Publicado por Gustavo | 16/05/2010, 8:59 pm

Deixe um comentário

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

