Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Grupo A


O “Papudicopa” se imergiu numa missão ousada. E hoje começa uma análise das seleções da Copa. A partir de hoje até a próxima quarta-feira, a edição diária do “Papudicopa” trará uma resenha sobre cada um dos grupos da Copa. As resenhas, de uma forma geral, falarão sobre características importantes e interessantes de cada seleção, seu retrospecto recente e alguns jogadores e características da equipe que vai à Copa. No final da resenha, teremos o Ranking da Fifa do mês de maio e a avaliação do “Papudicopa”, que se divide em 5 níveis: “Favoritos”, “Tem time para ir longe”, “Pode surpreender”, “Briga para passar da 1ª fase” e “Zebraça”. 

Começamos pelo Grupo A, um dos grupos mais equilibrados. Conta com a anfitriã África do Sul, o bicampeão Uruguai, o sempre encardido México e a atual vice-campeã França.

Vamos a análise das seleções:

África do Sul: No embalo das vuvuzelas

“Nunca antes na história” das Copas do Mundo, um país anfitrião foi eliminado na primeira fase. Mas a tarefa da África do Sul é difícil. O sorteio não foi favorável e a deixou ao lado do México, Uruguai e França. O time também é bastante limitado. Os destaques do time são Steve Pienaar e o veterano Benny McCarthy.

Embora tenha feito uma boa Copa das Confederações, sendo eliminado pelo Brasil nas semi-finais por 1 a 0, os últimos amistosos tem mostrado a fragilidade do time e a dificuldade em fazer gols.

A empolgação dos torcedores soprando as vuvuzelas e a experiência do técnico Parreira são os pontos fortes para o time tentar manter a tradição dos anfitriões.

Avaliação do Papudicopa: Briga para passar da 1ª fase / Ranking Fifa: 90º

México: A sequência continua?

Nas últimas 4 Copas do Mundo, o México chegou às oitavas-de-final. Ao lado do Brasil, o único país das Américas a conseguir este feito. O que acontecerá dessa vez? Chegará às oitavas mais uma vez? Ultrapassará esta barreira? Ou caíra antes, na 1ª fase?

O time não parece tão forte quanto nas últimas Copas. Na defesa, o goleiro Ochoa e o zagueiro Rafa Marques, do Barcelona, são os destaques. Na frente, o veterano Cuauhtémoc Blanco continua sendo o maestro, mas agora aos 37 anos. O jovem Giovanni dos Santos é a esperança de renovação da seleção.

A campanha nas Eliminatórias começou cambaleante, mas com a troca de técnico e a chegada de Javier Aguirre, o time embalou e se classificou sem grandes sustos.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 17º

Uruguai: Em busca da tradição perdida

Bicampeão mundial (1930 e 1950), o Uruguai tradicionalmente figurava entre os favoritos nas primeiras edições de Copa do Mundo. No entanto, sua última grande campanha foi em 1970, quando ficou em 4º lugar. Desde então, apenas em 1990, a Celeste passou da 1ª fase, sendo eliminada logo nas Oitavas.

Para 2010, a classificação veio após uma campanha regular nas eliminatórias sul-americanas, com 6 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. A vaga só foi conquistada na repescagem contra a Costa Rica, após uma vitória de 1 a 0 e um empate em 1 a 1.

Entre os jogadores, o destaque é o atacante do Atlético de Madrid, Diego Forlán. Como equipe, o destaque é a raça, que muitas vezes camba para a violência. Se quiser passar de fase, a equipe vai precisar de um pouco mais do que só esta raça celeste.

Avaliação do Papudicopa: Briga para passar da 1ª fase / Ranking Fifa: 18º lugar

França: Existe vida após Zidane?

A história recente da França em Copas do Mundo está estreitamente ligada à presença de Zinedine Zidane. Com o craque jogando em casa em 1998, os Bleus conquistaram seu único título. Após vencer a Euro 2000 e a Copa das Confederações 2001, os franceses chegaram à Ásia em 2002 como favoritos. Mas Zidane se contundiu na véspera do Mundial. Sem Zidane nos 2 primeiros jogos e com o craque sem plenas condições físicas no 3º jogo, os franceses foram eliminados na 1ª fase da Copa sem marcar gols. Já em 2006, Zidane foi eleito melhor da Copa (como já mostrado aqui no Papudicopa, clique aqui para ver o post “A Fifa seca?!”) e levou a França à final.

Após uma péssima campanha na Euro 2008, empatando com a Romênia e perdendo para Holanda e Itália, os franceses tiveram sérias dificuldades para se classificar para a Copa. Perderam o 1º lugar do grupo para a Sérvia, foram para a repescagem e só se classificaram após um gol na prorrogação contra a Irlanda onde Henry usou a mão para dominar a bola (também já mostrado no Papudicopa, clique aqui para ver o post “Apito amigo”).

O time é experiente e conta com alguns jogadores talentosos. Destaque para o meia Ribery e o atacante Henry, que não está na sua melhor fase, mas deve ser respeitado. O jovem goleiro Lloris também vem se destacando. Se os últimos resultados não a colocam como favorita, sua tradição recente em Copas do Mundo e o talento dos jogadores da seleção francesa permitem dizer que se a França for longe na Copa não será nenhuma surpresa.

Avaliação do Papudicopa: Tem time para ir longe / Ranking Fifa: 10º lugar

É Papudicopa!!!!

————————

Faltam 16 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

7 comentários sobre “PAPUDICOPA: Grupo A

  1. Na minha opinião (o bom é que aqui fica tudo registrado) passam Uruguai e França (esta com uma certa dificuldade).

    Publicado por gabricarqueijo | 26/05/2010, 6:48 pm
  2. Não sei quem vai passar, mas acho que com ajuda arbitral a África passa para as oitavas e não mais que isso

    Publicado por Magrão | 26/05/2010, 9:47 pm
  3. México e África do sul.

    Publicado por Samy dos Anjos Elias | 28/05/2010, 11:57 am
  4. Excelente texto! Parabéns!

    Publicado por Quinze | 28/05/2010, 1:26 pm
  5. França e Afria do Sul !!!

    Publicado por Rogerio | 28/05/2010, 2:33 pm
  6. Esse grupo é muquirana demais!

    França é a favorita, mas não joga bem tem uns 4 anos!!!! Favorita só do grupo! Nem sei se chega numa semi…

    México, Uruguai e Africa brigam pra passar de fase, atualmente se equivalem por baixo.

    Publicado por Gustavo | 28/05/2010, 5:20 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: