Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Grupo B


O grupo B promete uma briga acirrada pela segunda vaga entre: Nigéria, que encantou o mundo com seu futebol alegre na década de 90, Coréia do Sul, que surpreendeu na Copa de 2002, e Grécia, que surpreendeu na Euro 2004. A Argentina parece sobrar no grupo e tem tudo para garantir o primeiro lugar com certa tranquilidade.

Vamos à análise das seleções:

Argentina: O mito e a realidade

Diego Maradona é considerado um mito pelos argentinos. Foi o grande responsável pela conquista da Copa do Mundo de 1986 e por levar a Argentina à final de 1990. Mas a realidade atual é que “El Pibe” como técnico tem tido um desempenho bem abaixo do potencial do time.

Considerando a qualidade individual dos jogadores, a Argentina talvez tenha a melhor seleção do mundo. Para começar, eles contam com o melhor jogador do mundo na atualidade, Messi. É verdade que o craque nunca repetiu na seleção, o desempenho do Barcelona. Mas a Copa do Mundo, pode ser a oportunidade. Além disso, quando olhamos do meio-campo para frente, vemos Mascherano, Veron, Maxi Rodriguez, Tevez, Diego Milito, Higuain, Aguero… ufa!

No entanto, os últimos resultados da seleção não são nada animadores. Sofreram para se classificar nas Eliminatórias sul-americanas onde junto com o Brasil, habitualmente, se classificam com antecedência. Perdeu em casa para o Brasil, tomou uma goleada histórica da Bolívia em La Paz e por aí vai. Maradona testou 90 jogadores e ainda tem richa com outro craque, Riquelme, e não vai levá-lo à África. Dieguito deixou de fora também Zanetti, Cambiasso e Gago. Os dois primeiros são titulares da Internazionale, campeã da Champions League. Ainda assim, se o Mito argentino não atrapalhar a qualidade individual dos jogadores, pode ir longe.

Avaliação do Papudicopa: Tem time para ir longe / Ranking Fifa: 7º lugar

Nigéria: Joga em casa?

Depois da África do Sul, a Nigéria deve ser a seleção com mais torcedores na Copa. Além de ser o país mais populoso do continente, muitos nigerianos vivem no país da Copa. Assim, os nigerianos devem jogar todas as partidas como se estivessem em casa. E este é o ponto forte do time.

Em campo, os destaques são o atacante Obafemi Martins (Ex-Inter de Milão e Newcastle, atualmente no Wolfsburg) e o jovem meia Obi Mikel (joga no Chelsea), de 22 anos, que passou um tempo afastado da seleção por problemas de indisciplina. Da geração que levou a seleção nigeriana às oitavas das Copas de 94 e 98 e ao ouro olímpico em Atlanta em 96, só restou Nwanko Kanu, de péssimas lembranças para nós brasileiros.

A Nigéria passou invicta pelas Eliminatórias, mas com muitos empates, só garantiu a vaga no último jogo. Na Copa Africana de Nações, ficou com o 3º lugar.

Avaliação do Papudicopa: Briga para passar da 1ª fase / Ranking Fifa: 20º lugar

Coréia do Sul: A mais assídua do Oriente

Desde 1986 a Coréia do Sul é figurinha carimbada em Copas do Mundo. Em sua sétima Copa consecutiva, espera repetir a campanha de 2002 quando chegou às semi-finais jogando em casa. Mas sem o apoio da torcida e o apito amigo (clique aqui para ir para o post “Apito amigo” que conta este e outros casos de erros de arbitragem), a missão vai ser bem mais complicada.

A equipe conta com jogadores experientes. Alguns atuam ou já atuaram nos campeonatos europeus. O destaque é o meia Park Ji-Sung, do Manchester United.

Entre os asiáticos, sem dúvida, é a equipe mais forte e com maior chance de um bom resultado. Os sul-coreanos passaram invictos pelas Eliminatórias e experimentaram uma sequência de 27 jogos invictos, que terminou em novembro de 2009. Ainda assim, a Coréia de hoje parece estar mais longe da campanha de 2002 do que de todas as outras campanhas da sequência, quando não passou da 1ª fase.

Avaliação do Papudicopa: Briga para passar da 1ª fase / Ranking Fifa: 47º

Grécia: Missão Cavalo de Tróia 3

Em 2004, a Grécia surpreendeu a Europa ao conquistar a Euro (a Copa Européia de seleções). A missão agora é surpreender o mundo. Mas a tarefa é bem dura. Após aquela conquista, a seleção não conseguiu se classificar para a Copa de 2006 e foi mal na Euro 2008.

Nas Eliminatórias, perdeu o 1º lugar para a Suíça, mas garantiu a vaga na repescagem ao eliminar a Ucrânia, do craque veterano Andriy Shevchenko.

Se em 2004 o ponto forte era a defesa, agora o técnico Otto Rehhagel, o mesmo desde aquela conquista, aposta no ataque e no esquema 4-3-3. A equipe conta com o artilheiro das Eliminatórias européias, Gekas, do Hertha Berlim. O time conta ainda com jogadores experientes e que atuam ou já atuaram nas grandes ligas da Europa em todos os setores, como o zagueiro Kyrgiakos, do Liverpool, e o meia Karagounis, do Panathinaikos.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 12º lugar

É Papudicopa!!!!

——————–

Faltam 15 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

10 comentários sobre “PAPUDICOPA: Grupo B

  1. Minhas considerações:
    Argentina – já pensei que ela iria até a final, mas depois dessa do dieguito, acho que corre o risco de cair nas oitavas;

    Nigéria – é um time com 2 Obinas!!! (pelo menos tá lá no álbum 2 caras com esse nome)

    Córeia do Sul – tem algum em comum com o Brasil: nós teremos que aturar os norte-coreanos e a Córeia do Sul terá que aguentar os argentinos….

    Grécia – 2 palavras: Tragédia Grega.

    Publicado por Magrão | 27/05/2010, 8:52 pm
  2. tem outra Obinna, Magrão. O John Obi Mikel, o Obi é abreviação de Obinna! hehehe

    Publicado por leonogueira | 27/05/2010, 10:23 pm
  3. Bom… vamos lá. Gustavo e Rogerinho estão com medo de palpitar. Vou dar meu chute: Passam Argentina e Nigéria.

    Publicado por gabricarqueijo | 28/05/2010, 9:35 am
  4. Argentina e Nigéria.

    Publicado por Samy dos Anjos Elias | 28/05/2010, 11:59 am
  5. Mais um excelente texto! Parabéns, o blog ta muito maneiro….

    Sobre o Grpo B, é segundo pior grupo pra dar palpite. Só perde pro grupo A.

    Publicado por Quinze | 28/05/2010, 1:34 pm
  6. Argentina e Nigéria !!!

    Publicado por Rogerio | 28/05/2010, 2:29 pm
  7. Bom se considerar a Espanha favorita pra levar a copas, tem que considerar a Argentina….

    Quanto aos outros 3 brigam pra passar, não dá pra considerar que o futebol grego possa surpreender… pegou um grupo teta nas eliminatórias e na repescagem uma Ucrânia velha…

    Palpite: Argentina e Coréia do Sul.

    Publicado por Gustavo | 31/05/2010, 11:58 am
    • Espere a resenha da Espanha e compare com a da Argentina, depois veja se será coerente ou não. Já antecipo que os favoritos serão aqueles 3 “eternos favoritos” (Brasil, Itália e Alemanha) mais a Espanha.

      Quanto a Grécia, ao ler a resenha, achei q seria incoerente não classificá-la como “pode surpreender”. Mas sabia que seria polêmico e respeito as opiniões em contrário.

      e o meu palpite pro grupo é: Argentina e Grécia

      Publicado por leonogueira | 31/05/2010, 12:17 pm
  8. E eu perco meu tempo discutindo futebol com quem aprecia o futebol grego….meu Deus!

    Publicado por Gustavo | 31/05/2010, 1:35 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: