Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Grupo D


Este é um daqueles grupos onde muita coisa pode acontecer. A Alemanha é favorita, mas não terá vida fácil. Sérvia, Gana e Austrália prometem travar uma boa briga pela segunda vaga.

Vamos às resenhas das seleções:

Alemanha: Favorita e ponto final

Há quem diga que esta é a pior seleção alemã dos últimos tempos. Há quem diga também que falta um craque ao time. Tudo isso pode até ser verdade. O descrédito dos críticos foi ainda mais agravado com a contusão de Michael Ballack, a referência do time, que o deixará de fora da Copa. Mas não importa, a Alemanha é uma daquelas seleções que sempre serão favoritas (clique aqui para ver o post “Eternos favoritos”).

E os resultados não mentem. Essa geração liderada por Ballack chegou à final da Copa do Mundo de 2002, à semi-final da Copa do Mundo de 2006 e à final da Euro 2008. Para chegar à Copa do Mundo, os alemães passaram invictos pelo seu grupo nas Eliminatórias européias, com 8 vitórias e 2 empates. A equipe só sofreu gols em 3 dos 10 jogos disputados.

Na África do Sul, o atacante Miroslav Klose terá a oportunidade de igualar ou passar Ronaldo, como maior artilheiro da história das Copas. O alemão tem 10 gols em 2 Copas disputadas, enquanto o brasileiro tem 15 gols. O poderio ofensivo conta ainda com Podolski e Schweinsteiger. Além de Ballack, outro problema dos alemães está no gol. O goleiro titular, Robert Enke, suicidou-se ano passado com problemas de depressão. Seu substituto René Adler, sofreu uma contusão e está fora da Copa. O titular na África deve ser Tim Wiese.

Avaliação do Papudicopa: Favoritos / Ranking Fifa: 6º

Austrália: Chega de sofrer

Durante muito tempo, a Austrália vencia a eliminatória da Oceania, mas tinha que disputar uma repescagem com um time de outro continente, já que seu continente não tem uma vaga garantida. Essa repescagem sempre dificultava a vida dos australianos. Em 1994, foram eliminados pela Argentina. Em 1998, eliminados pelo Irã. Em 2002, eliminados pelo Uruguai. Enfim, em 2006, os australianos se classificaram na repescagem contra o mesmo Uruguai e fizeram uma boa Copa do Mundo, sendo eliminada pela Itália nas oitavas.

Mas um passo importante para a evolução do futebol australiano foi dado fora de campo. Depois de muita insistência, a Fifa aceitou que a Austrália se filiasse a Confederação Asiática de Futebol (AFC). A partir de então, a Austrália passou a disputar as Eliminatórias asiáticas que tem 4 vagas garantidas. E eles fizeram jus ao pedido. Foram os primeiro lugar em seu grupo e sofreu apenas 1 gol nos 8 jogos da fase final.

A maioria dos jogadores da equipe que vai à Copa esteve na Alemanha em 2006. Uma boa parte deles, joga no futebol europeu, em especial na Inglaterra. Os destaques do time são Tim Cahill, do Everton, e Harry Kewell, atualmente no Galatasaray, mas que jogou muito tempo no Liverpool. Kewell está lesionado, mas os médicos australianos garantem que ele estará pronto para a Copa.

Avaliação do Papudicopa: Briga para passar da 1ª fase / Ranking Fifa: 20º

Sérvia: Cadê o Pet?

Muitos brasileiros fazem esta pergunta, especialmente depois da campanha no Brasileirão do ano passado: Por que o Pet não vai para sua seleção? A verdade é que Dejan Petkovic já não ia quando estava no seu auge, imagina agora com 37 anos?!

Sem Pet, a Sérvia fez uma excelente campanha nas Eliminatórias, sendo líder de um grupo que contava ainda com França, Áustria e Romênia. E chegou à sua primeira Copa sozinha. A Sérvia é uma das repúblicas que formavam a Iugoslávia. Disputou a última Copa ainda unida com Montenegro.

A maioria dos jogadores convocados para a Copa joga nas grandes ligas européias. Na defesa, os destaques não Ivanovic, do Chelsea, e Vidic, do Manchester United. No meio, o destaque é Dejan Stankovic, da Internazionale, campeão da Champions League. De acordo com Vidic, a meta da equipe é ir às oitavas. O grupo não é tão fácil. Mas a classificação é possível. E depois, se passar, vira franco-atirador.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 16º

Gana: Os meninos crescem

Ao lado de Brasil e da antiga União Soviética, Gana é o único país com títulos mundiais no Sub-17 e no Sub-20. Muitos dizem que os jogadores de lá são “gatos” (jogadores com idade alterada), mas nada nunca foi provado e dificilmente será. Fato é que eles são os atuais campeões Sub-20 (competição disputada em 2009) e alguns dos jogadores daquela conquistas já foram incorporados à equipe principal que vai à Copa, mas devem ser reservas.

Dentre os titulares, o ponto forte está no meio-campo que conta com Muntari, da Internazionale, e Appiah, com passagem pela Juventus e atualmente no Bologna. Mas a grande estrela do time, o volante Essien, do Chelsea, foi cortado por contusão.

Em 2006, a seleção ganesa estreou em Copas chegando às oitavas e fazendo a melhor campanha entre os africanos. Nas Eliminatórias, depois de uma 1ª fase dura, se classificou com certa facilidade na reta final. E na Copa Africana de Nações de 2009, chegou até a final.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 32º lugar

É Papudicopa!!!!

——————–

Faltam 13 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “PAPUDICOPA: Grupo D

  1. Desse grupo, acredito que passam Gana e Alemanha. Será um grupo bastante equilibrado.

    Abram o olho com a seleção de Gana. Dei o papo! rs

    Publicado por gabricarqueijo | 30/05/2010, 3:38 pm
  2. Sigo o palpite do gabriel.

    Publicado por Magrão | 30/05/2010, 9:25 pm
  3. Igual !!!

    Alemanha e Gana !!!

    Publicado por Rogerio | 31/05/2010, 9:09 am
  4. Grupo embolado, tirando a Alemanha qualquer um dos 3 pode ser segundo. Vou de Alemanha e Servia.

    Publicado por Gustavo | 01/06/2010, 10:27 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: