Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Grupo G


Se fizermos uma lista das 16 melhores equipes que vão à Copa, no papel, muitas pessoas colocarão 3 equipes que estão neste grupo. O problema é que só tem duas vagas. Então, no mínimo, uma delas vai dar adeus mais cedo.

O Brasil é favorito, mas tem que tomar muito cuidado. Portugal e Costa do Marfim brigam para passar de fase. E a Coréia do Norte deve assistir este grupo forte de camarote, mas pode ser o fiel da balança. Se tirar ponto de alguém pode definir uma classificação.

Vamos às resenhas das seleções:

Brasil: Êta povo exigente!

Após a Copa de 2006, quando o Brasil era franco favorito, mas o oba-oba atrapalhou, a CBF contratou o técnico Dunga, para recuperar na seleção a disciplina e o amor pela camisa. A grande crítica era que Dunga nunca tinha sido técnico antes. Mas pouco a pouco, Dunga foi formando a seleção sempre com o objetivo da Copa do Mundo de 2010.

A Seleção Brasileira de Dunga conquistou a Copa América, conquistou a Copa das Confederações e terminou em 1º lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, com direito a vitória sobre a Argentina na casa dos hermanos. Dunga atingiu o objetivo para o qual foi posto no cargo e ganhou todas as competições que disputou com a seleção principal. Mas bastou sair a convocação para a Copa do Mundo, para todo o Brasil reclamar. E o detalhe: Dunga chamou exatamente os jogadores que mais se destacaram e melhor aproveitaram as oportunidades dadas pelo Chefe.

A crítica: falta criatividade a seleção brasileira! Na verdade, falta criatividade no banco de reservas. As críticas são a falta de opção no banco para mudar um jogo. E a pergunta que sempre vem é: e se o Kaká se machucar? O fato é que por ter ganho todas as competições que disputou na Era Dunga como técnico, por ser líder do Ranking da Fifa, pelos jogadores que tem e por ser o Brasil, o mundo inteiro considera a seleção canarinho como a favorita a vencer a Copa do Mundo, menos os brasileiros. Êta povo exigente!

Avaliação do Papudicopa: Favoritos / Ranking Fifa: 1º lugar

Coréia do Norte: A zebra oriental de volta

Esta será a segunda participação dos norte-coreanos em Copas do Mundo. E a primeira, em 1966, deu o que falar! O time era formado por um monte de baixinhos, sem experiência internacional e ninguém sabia ao certo o potencial da equipe. Mas a Coréia proporcionou uma das maiores zebras da história das Copas do Mundo ao eliminar a Itália na primeira fase. Até hoje, quando acontece uma zebra, se fala na Itália que foi “uma Coréia do Norte”. 

A Coréia do Norte continua sendo um dos países mais fechados do mundo com um autoritarismo militar. E o time segue essa linha. Preocupam-se em se defender com uma disciplina militar. Atacar fica para segundo plano. Assim como em 66, o time é baixinho, poucos jogadores jogam fora do país e a própria seleção joga pouco fora do continente. E ninguém sabe ao certo o que eles podem aprontar.

Nas Eliminatórias asiáticas, se classificaram em 2º do grupo, deixando os mais tradicionais na Ásia, Arábia Saudita e Irã de fora. No total, em 16 partidas, perdeu apenas 2. Apesar da história de 66, eles chegam a Copa como zebra. Para muitos jogadores, esta Copa é uma oportunidade única na vida de conhecer a África.

Avaliação do Papudicopa: Zebraça / Ranking Fifa: 106º

Costa do Marfim: As bolinhas não ajudam

A melhor seleção africana no pior grupo. E, definitivamente, as bolinhas do sorteio não ajudam à Costa do Marfim. Em 2006, na sua primeira Copa do Mundo, os marfinenses caíram no “grupo da morte” com Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro, e terminou eliminada na primeira fase. Agora mais uma vez, eles estão no “grupo da morte” tendo que enfrentar Brasil e Portugal, além da Coréia do Norte.

O time conta com vários jogadores que jogam nos grandes times da Europa, como os zagueiros Eboue, do Arsenal, e Kolo Toure, do Manchester City, o meia Yaya Toure, do Barcelona e o atacante Salomon Kalou, do Chelsea. Mas o grande astro da seleção é o centroavante Didier Drogba, do Chelsea.

Os marfinenses passaram invictos pelos 12 jogos das Eliminatórias africanas. Já na última edição da Copa Africana de Nações, eles chegaram como favoritos, mas caíram nas quartas para o campeão Egito. Esta campanha foi considerada ruim, mas pode ajudar a diminuir o “salto alto” apresentado nesta competição. A Costa do Marfim estréia contra Portugal e este pode ser o jogo decisivo para suas pretensões na Copa.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 27º

Portugal: o Ronaldo da vez

Ronaldo é um nome que tem marcado as últimas Copas do Mundo. Em 1998 e 2002, Ronaldo Nasário, o Fenômeno, foi um grande personagem da Copa. Em 2006, o Fenômeno se tornou o maior artilheiro da história das Copas. O Ronaldinho Gaúcho brilhou contra a Inglaterra em 2002, mas foi a grande decepção de 2006. Neste mesmo ano, um jovem português de 21 anos também batizado com este nome já era estrela do futebol mundial e ajudou sua seleção a chegar às semifinais da Copa.

Quatro anos mais experiente e com um prêmio de melhor jogador do mundo no currículo (em 2008), Cristiano Ronaldo é a grande estrela da seleção portuguesa. Craque e capitão da equipe, Ronaldo é a maior esperança dos patrícios que além dele conta com jogadores rodados entre os grandes times europeus: Ricardo Carvalho, Bosingwa, Paulo Ferreira, Deco, Simão e o jovem Nani. Pepe, zagueiro do Real Madrid, está machucado e ainda é dúvida para a Copa.

Apesar deste time, a classificação de Portugal não foi fácil. Eles chegaram a estar na 4ª posição e precisava ganhar seus jogos e torcer por tropeços dos adversários de Suécia e Hungria. Deu tudo certo. Portugal ficou com o 2º lugar, atrás da Dinamarca, e venceu a Bósnia na repescagem duas vezes por 1 a 0. Na Euro 2008, Portugal caiu para a Alemanha nas quartas-de-final. Assim como a Costa do Marfim, seu adversário na estréia, este primeiro jogo vai ser decisivo para as pretensões lusas na Copa.

Avaliação do Papudicopa: Tem time para ir longe / Ranking Fifa: 3º

É Papudicopa!!!!

———————

Faltam 10 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “PAPUDICOPA: Grupo G

  1. Acho que a seleção tem tudo pra chegar até a final pela 7ª vez! Assino embaixo da escalação do Dunga, ainda que ache que teriamos outros nomes para por no lugar do Grafite.
    Costa do Marfim deve dar um sufoco em todos, inclusive no Brasil.
    Os lusitanos devem se preparar, senão correm o risco de ficar de fora.
    Coréia do Norte pode até ser uma “coréia do norte”, como dizem os italianos, mas acho muito difícil repetir o feito de 1966.
    Aposto no Brasil e na Costa do Marfim

    Publicado por magrão | 02/06/2010, 8:27 am
  2. Brasil e Portugal !

    Publicado por Rogerio | 02/06/2010, 9:55 am
  3. Magrão, já temos 7 finais. Vamos para a 8ª!

    Publicado por leonogueira | 02/06/2010, 9:59 am
  4. Esse Grupo deu tanto azar com as bolinhas que, quem ficar em 2º provavelmente pegará a Espanha…

    Acho que classificam Brasil e Portugal!

    Publicado por gabricarqueijo | 02/06/2010, 6:53 pm
  5. Poeta, o povo brasileiro é exigente porque foi acostumado com o bom futebol e as vitórias de sua seleção.

    Grupo mais forte da copa, também aposto em Brasil e em Portugal.

    Publicado por Gustavo | 03/06/2010, 12:19 pm
    • concordo poeta e tem que ser mesmo. Não foi uma crítica e sim um comentário.

      Eu sou um daqueles que queria o Ganso na Copa, mas não consigo ser um crítico ferrenho de uma seleção que ganha de 4 a 0 do Uruguai no Centenário, 3 a 1 da Argentina em Buenos Aires (fora 3 a 0 em amistoso e na final da Copa América), 3 a 0 na Itália, 6 a 2 em Portugal… e por aí vai.

      Publicado por leonogueira | 03/06/2010, 2:17 pm
  6. Tem sua razão, afinal para muitos o futebol é resultado.

    Sou um mero apaixonado por uma coisa em extinção rs

    Publicado por Gustavo | 03/06/2010, 2:51 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: