Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Grupo H


Para terminar a série das resenhas das seleções da Copa, chegamos ao grupo H. A Espanha é favorita absoluta do Grupo. Suíça e Chile devem brigar pela segunda vaga, mas Honduras quer aprontar. Quem passar deste grupo enfrenta quem passar do grupo G. A pedreira nas oitavas é certa!

Vamos às resenhas das seleções:

Espanha: Nunca tão furiosa

A Espanha não tem uma grande tradição em Copas do Mundo, apesar da sua alta freqüência. Sua melhor colocação foi um 4º lugar na longínqua Copa de 50. Por conta disso, muitas pessoas ao redor do mundo e até mesmo os próprios espanhóis consideram que a Fúria “amarela” em Copas do Mundo. Mas há controvérsias! Embora tenha uma liga com grandes estrelas e dois dos maiores clubes da história do futebol mundial, a Espanha sempre formou bons times, mas nunca uma grande seleção que tivesse o status de favorita de verdade. Talvez a única exceção seja em 1958 quando tinha Puskas e Di Stéfano.

Hoje, a Espanha conta com grandes jogadores e alguns deles estão entre os melhores do mundo em suas posições, por exemplo: o goleiro Casillas, os meias Xavi e Iniesta e Fernando Torres no ataque. Essa é considerada por muitos a melhor geração espanhola e os próprios espanhóis pensam: “chegou a nossa vez! Se não for agora, não vai mais.”

Os resultados comprovam. A Espanha foi campeã da Euro 2008. Isto tirou um pouco o peso do “nunca ganhou nada”. Nas Eliminatórias, ganhou as 10 partidas que disputou. Na Copa das Confederações, perdeu nas semifinais para os Estados Unidos. Mas esta foi a única derrota do time nos 24 jogos sob o comando de Vicente del Bosque, que assumiu o time após a Euro. Nas outras 23 partidas, só vitórias. Por tudo isso, a Espanha chega a Copa como favorita. E este pode ser o tira-teima: agora que ela é favorita, será que a Fúria “amarela” mesmo? Veremos em breve.

Avaliação do Papudicopa: Favoritos / Ranking Fifa: 2º lugar

Suíça: Chocolate? Esquece!

Com a Suíça em campo, é difícil ter goleadas ou o “chocolate”, tanto a favor quanto contra. Na última Copa, a Suíça entrou pra história das Copas como a única seleção a ser eliminada sem tomar gol. Isto porque, depois de liderar seu grupo, foi eliminada nos pênaltis nas oitavas para a Ucrânia após um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

Nas Eliminatórias, os suíços lideraram o grupo mais fácil da Europa com Grécia, que também está na Copa, Letônia, Israel, Luxemburgo e Moldávia. Ainda assim, o resultado mais expressivo foi um 3 a 0 sobre Luxemburgo, que também foi o responsável pela única derrota suíça na competição. Na Euro 2008, mesmo jogando em casa, não passou da primeira fase, ficando em último no seu grupo.

Em campo, o jogador mais famoso é o zagueiro Senderos, do Everton. No ataque, Alexander Frei é o atacante mais experiente e maior artilheiro da história da seleção. Alguns outros jogadores jogam nas grandes ligas da Europa, mas em times medianos. O técnico alemão Ottmar Hitzfeld, apesar de já ter ganho vários títulos (incluindo 2 mundiais interclubes), tem sua primeira oportunidade de disputar uma Copa do Mundo.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 24º lugar

Honduras: Será que agora vai?

Desde que o número de seleções na Copa subiu para 32 seleções, a Concacaf passou a ter 3 vagas fixas e mais uma na repescagem. Mas desde então, os times além de México e Estados Unidos que foram para Copa, não fizeram o menor sucesso. Jamaica em 1998, Costa Rica em 2002 e 2006 e Trinidad e Tobago em 2006 somaram juntos 8 pontos em 12 jogos. Agora é a vez de Honduras.

Os hondurenhos tem 3 jogadores que jogam na Inglaterra e 3 que jogam na Itália. Destaques para o meia Wilson Palacios, do Tottenham, e o atacante David Suazo, com passagem na Inter de Milão e atualmente no Genoa. Mas o grande ídolo do futebol hondurenho é Carlos Pavon. O atacante enfim vai disputar sua primeira Copa aos 36 anos.

Nas Eliminatórias, Honduras se classificou em 3º no grupo final na última rodada, com um gol aos 50 minutos do 2º tempo feito pelos Estados Unidos sobre a Costa Rica. Mas na fase anterior, a seleção hondurenha ficou na frente do México. Apesar de os destaques individuais estarem na parte ofensiva, a defesa que foi o ponto forte de Honduras nas Eliminatórias, sendo a menos vazada da fase final da competição.

Avaliação do Papudicopa: Briga para passar da 1ª fase / Ranking Fifa: 38º lugar

Chile: A maior estrela está no banco

Ausente da Copa desde 1998, quando tinha no ataque uma dupla de estrelas: Salas e Zamorano, nesta Copa o Chile não conta com nenhuma estrela do futebol mundial. Na verdade, o mais famoso da equipe está no banco. O técnico argentino Marcelo Bielsa, ex-técnico da própria seleção argentina, deu um padrão de jogo a uma equipe sem grandes nomes e passou a ser muito admirado pelos chilenos.

Com um futebol consistente e ofensivo, o Chile conquistou o segundo lugar nas Eliminatórias atrás do Brasil. Além disso, teve o segundo melhor ataque da competição. 9 gols a mais que a seleção argentina, por exemplo.

O time tem uma média de idade baixa. Em 2007, o Chile ficou em 3º lugar no Mundial sub-20 os principais jogadores daquele time já estão na seleção, como Vidal, lateral do Leverkusen, e Alexis Sanchez, atacante da Udinese. O time conta ainda com os conhecidos dos brasileiros, Valdívia e Fierro, além de Matias Fernandez, do Sporting e Mark Gonzalez, do CSKA.

Avaliação do Papudicopa: Pode surpreender / Ranking Fifa: 16º lugar

É Papudicopa!!!!

——————–

Faltam 9 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “PAPUDICOPA: Grupo H

  1. Espanha e Chile.

    Pena que o Chile deve classificar em 2º e, muito provavelmente, pegará o Brasil. Torço para o Chile entrar em 1º (muito difícil) para fugir do confronto sulamericano…

    Bâmo Ti – lê !

    Publicado por gabricarqueijo | 02/06/2010, 6:56 pm
  2. Na minha modesta opinião, favoritos para ganhar uma copa são Brasil, Itália e Alemanha.

    O resto sempre pode ter pinta de favorito, mas na hora H peida.

    Suiça só esta na copa graças ao grupo da eliminatória.

    Honduras é teta.

    Passam Espanha e Chile.

    Publicado por Gustavo | 03/06/2010, 2:09 pm
  3. Espanha não passa da semi-final. Se ficar com um 3º lugar já pode comemorar. É que a fúria vai passando com o tempo…

    Em segundo no grupo deve classificar o Chile, mas a Suíça pode roubar a cena.

    Honduras até esses dias não tinha nem presidente, quem dirá time de futebol…

    Publicado por Magrão | 03/06/2010, 6:39 pm
  4. Espanha e Chile !

    Publicado por Rogerio | 03/06/2010, 11:45 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: