Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: Recordes das Seleções


Você sabe tudo de Copa do Mundo? Sabe quem é o maior artilheiro da história das Copas? Ah… esta é fácil! E qual foi o único jogador que foi campeão marcando gols em todas as partidas de uma Copa? Esta também é facil. Agora qual foi o jogo que mais se repetiu em Copas do Mundo? Esta já é mais difícil.

Mas agora o Papudicopa traz para você todos estes recordes. Na coluna de hoje, trazemos os recordes das Seleções. Amanhã traremos os recordes indivuais.

Entre as seleções, a brasileira é a que tem mais recordes. O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo e divide com a Alemanha o recorde de maior número de partidas, com 92. Mas o Brasil tem o maior número de vitórias, com 64 e o maior número de gols, 202. O Brasil tem ainda o maior número de vitórias numa única edição, as 7 vitórias de 2002. O Brasil ostenta a maior sequência de vitórias em Copas, com 11 no total, entre as Copas de 2002 e 2006. O Brasil é ainda, novamente junto com a Alemanha, a seleção que mais vezes chegou à final, 7 vezes. Já a Alemanha é o que mais vezes chegou às semifinais, foram 11 vezes.

A seleção húngara tem dois recordes interessantes: Maior número de gols em uma Copa, 27 gols em 1954, e aplicou a maior goleada, 10 a 1 sobre El Salvador. Mas esse gol de El Salvador foi muito comemorado, já que foi o único gol dos salvadorenhos em uma Copa. Aliás, El Salvador tem outro recorde negativo: entre as seleções que perderam todos os jogos que disputaram em Copas, El Salvador foi a que teve mais chances de fugir deste recorde. Eles perderam 6 partidas nas edições de 1970 e 1982. Porém, o maior saco de pancadas das Copas do Mundo é o México. São 23 derrotas em 43 partidas disputadas.

Algumas seleções passaram pela Copa do Mundo sem marcar gols: o Zaire (atual República Democrática do Congo), em 1974; o Canadá, em 1986; a Grécia, em 1994; a China, em 2002, Trinidad e Tobago, em 2006 e as Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia), em 1938, que também tem o recorde de menor número de partidas jogadas. Elas chegaram na França, jogaram uma partida e voltaram para casa.

Algumas partidas também entraram para história. A final de 1950 é marcada pela vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2 a 1, calando o Maracanã lotado. Mas bota lotado nisso. 199.854 pessoas assitiram a partida, no episódio conhecido como Maracanazo. É o maior público da história das Copas.

Outra partida que entrou para história foi a vitória, em 1954, da Áustria sobre os donos da casa, os suíços, por 7 a 5. Mas os suíços ostentam outro recorde: é a única seleção da história das Copas a ser eliminada sem tomar gols. Isto aconteceu em 2006, quando a Suíça foi eliminada pela Ucrânia nas oitavas, nos pênaltis, depois do empate em 0 a 0.

Para terminar, aí vai uma das respostas das primeiras perguntas do início do post: Qual a partida que mais se repetiu na história das Copas? Se você respondeu na lata: Brasil x Suécia. Parabéns! As duas seleções se enfrentaram 7 vezes em Copas do Mundo. O primeiro jogo entre as duas seleções aconteceu em 1938, na disputa de 3º lugar. Deu Brasil 4 x 2. Em 1950, na fase final, a maior goleada do confronto: Brasil 7 x 1. Em 1958, a Suécia sediou a Copa do Mundo e chegou à final, mas encontrou seu algoz: Brasil 5 x 2 e primeiro título da Seleção Canarinho. Em 1978, na estreia de ambas as seleções na Copa, a Suécia conseguiu seu primeiro empate num jogo polêmico. No último minuto, escanteio para o Brasil, Zico fez o gol, mas o juiz falou que tinha apitado o fim da partida antes da bola atravessar a linha. Final de jogo, 1 x 1. Em 1990, mais uma vez as duas seleções se enfrentam na estreia e o Brasil voltou a vencer seu maior freguês: 2 x 1. Para terminar com chave de ouro, em 1994, as duas seleções se enfrentaram duas vezes. Na fase de grupos, empataram em 1 a 1, já na semifinal, Brasil 1 x 0 e vaga na final garantida. Uma pena que a Suécia não tenha se classificado para a Copa de 2010.

Aí, o amigo maluconauta pergunta: e a Argentina? Não tem nenhum recorde? Tem sim, meu amigo. Maior número de cartões em Copas do Mundo. São 88 cartões amarelos e 9 cartões vermelhos.

É Papudicopa!!!!

——————–

Faltam 6 dias para a Copa do Mundo

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “PAPUDICOPA: Recordes das Seleções

  1. Tinha que ser esse o record da Argentina. Por sinal foi por causa dos argentinos faltosos que se criou os cartões, é que na copa de 66 um argetino foi expulso (na época era verbalmente) no jogo contra a Inglaterra, mas eles se recusou a sair de campo alegando não entender (burro!). Só saiu depois da intervenção policial. Daí em 1970 a FIFA começou a utilizar os cartões para evitar que os hermanos ficassem fazendo cera pra sair de campo.

    Publicado por Magrão | 05/06/2010, 7:26 pm
  2. Boa Magrão!!!!!

    Belo texto poeta!

    Publicado por Gustavo | 06/06/2010, 1:26 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: