Lê aí...
Papudicopa

PAPUDICOPA: O sonho do Hexa agora só em 2014


Muito choro após a derrota. (montagem: globoesporte.com)

É amigos, acabou! Em 2 cruzamentos nosso sonho acabou! Agora com a cabeça mais tranqüila tentarei ser o menos passional para poder fazer uma análise do jogo e apenas do jogo, os desabafos ficarão livres para os maluconautas

– BRASIL 1×2 HOLANDA

O Brasil perdeu mais uma Copa, caiu de novo nas quartas-de-final e agora terá que buscar o hexacampeonato daqui a quatro anos, dentro de casa. Procuram-se culpados. Sempre tem que haver um. A cada derrota, é preciso achar seu responsável. Raramente entendemos porque alguém ganhou, mas sim por que o time tal perdeu.

Nem precisa ir muito longe. No fim do primeiro tempo, havia um clima de absoluto otimismo no ar. O Brasil vencia por 1 a 0, gol de Robinho, e mandava na partida. E fingimos que éramos à prova de erros, quando, qualquer um com o mínimo de racionalidade saberia que também tínhamos telhado de vidro.

Primeiro, deveríamos ter o mínimo de humildade e entender que a Holanda voltou melhor. Verdade que não têm um timaço, mas voltaram melhor, adiantaram o time, apertaram a marcação, encurtaram os espaços e tiveram sorte, rara, de ver Julio Cesar sair muito mal no gol no lance que Felipe Melo marcou contra: 1 a 1.
Nesse ponto, o jogo mudou de vez. E o Brasil começava a se despedir da África do Sul. Aí o segundo gol, numa falha de todos que estavam na grande área, e em seguida, Felipe Melo levou cartão vermelho ao pisar em Robben. O drama aumentava ainda mais. Felipe Melo não foi o único responsável pela derrota. Sua atitude atrapalhou muito, mas houve outros fatores. A defesa errou muito no segundo tempo. Maicon não conseguiu subir mais. Robinho e Kaká não chamaram o jogo para eles. E Dunga errou feio ao trocar Luis Fabiano, o artilheiro, o camisa 9, o homem-gol, por Nilmar.

Trata-se apenas de uma análise fria e sem nenhuma vontade de fazer caças às bruxas. Perdemos por um conjunto de fatores e caímos porque não somos imbatíveis e à prova de erros, muito embora, a cada quatro anos, nossa sempre turbinada auto-estima jure que não teremos adversários para nos vencer. E perdemos porque o futebol é um jogo de 90 minutos, nunca de 45. Comemoramos uma meia-vitória no intervalo e voltamos para casa no fim da partida, com uma derrota completinha. Sem rumo, sem chão e sem noção. 
 
– URUGUAI 1×1 GANA (URUGUAI 4×2 PÊNALTIS)

Que jogo! Gana 1 x 1 Uruguai, com a vitória dos sul-americanos nos pênaltis, foi um clássico das Copas. E deveria virar filme o mais rápido possível. A tragédia de Gyan e a catarse de Luizito Suarez para desenvolver sua obra. Assunto não falta. No dia em que o Brasil caiu, ganeses e uruguaios ofereceram ao mundo uma espécie de concerto contra a depressão.
São imagens para sempre. Com o teimoso empate de 1 a 1 até o fim da prorrogação, veio o lance mais espetacular da partida (e da Copa). Aí estaria o clímax do jogo e do futuro filme de Clint Eastwood. Uma blitz africana termina com Luizito Suarez salvando com o joelho sobre a linha do gol. Na volta, nova conclusão. E o ótimo atacante uruguaio bota a mão na bola evitando o gol. Pênalti. Luizito expulso. Uruguai nas cordas. Gana com ida às semifinais quase garantida. Bastaria Gyan acertar a cobrança, no último lance da partida.

O lance do herói Luizito Suarez, que já entrou para história das Copas. (foto: AFP)

Gyan corre. Bate forte, no meio do gol. E a bola estoura na trave. O árbitro
encerra a partida. Naquele momento, Luizito Suarez comemorava a sorte celeste na entrada do túnel. Virou herói, mesmo expulso. E, em campo, Asamoah Gyan ganhava status de vilão.

A vitória uruguaia nos pênaltis e sua chegada às semifinais após 40 anos, calou a África e virou história. Ainda mais com o toque magistral de Loco Abreu em sua cobrança.

Dei o Papo!

Por Gustavo

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “PAPUDICOPA: O sonho do Hexa agora só em 2014

  1. O Uruguai provou mais uma vez que adora estragar a festa dos anfitriões, ou ao menos dos amigos…
    Mas a Copa está valendo a pena por isso: ver a Celeste voltar, o Maradona cair do alto do seu ego e Alemanha jogar um bolão (eu diria futebol arte, mas irão dizer que aí é sacrilégio)

    Publicado por Magrão | 05/07/2010, 9:24 am
  2. Belo relato, meu poeta!

    O jogo do Brasil foi isso mesmo. Não podemos fazer uma caça às bruxas, mas o jogo, em si, teve suas bruxas… rs.

    Julio, que saiu mal do gol. Felipe Melo, que… deixa pra lá. Kaká, que contra a Holanda jogou mal. Ainda sobre o jogo (que vi 3 vezes inteiras), Maicon se apresentou sempre, Gilberto Silva marcou muito (sozinho) e a zaga, que não estava nos seus melhores dias, são mais alguns destaques da partida. Gilberto entrou bastante perdido, Robinho fez o que fez durante a Copa inteira… pronto! É o que lembro desse jogo… rs.

    Ah! Pra não dizer que só falei do nosso time… rs… Robben não fez nada demais, Schneider jogou muito. Um tal de Van… um moreninho com cara de japonês, que levou o 2o. amarelo… também jogou bem.

    Publicado por gabricarqueijo | 05/07/2010, 10:10 pm
  3. Acabei de ler no globo.com:

    ‘Felipe Melo me deve um feriado’, brasileiros cobram no Twitter e Orkut

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Publicado por Viviane | 06/07/2010, 4:16 pm
  4. Obrigado Poeta!

    O lateral direito que jogou bem foi o Van der View.

    Magrão,

    Pode afirmar que o futebol da Alemanha é arte sim, eu apoio!

    Publicado por Gustavo | 07/07/2010, 11:30 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

André Luiz em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
Gilberto rua 18 em IAPI da Penha
A fuga – Carta… em IAPI da Penha
Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: