Lê aí...
Samba & Carnaval

Análise dos Sambas de 2011: Deu empate?


“Papudimaluco” fez a análise dos sambas, reuniu um time de primeira com seis integrantes (compositores e diretores de harmonia), somou as notas que cada um deu aos doze sambas do Grupo Especial, apurou a média e ordenou as escolas, de acordo com o resultado.

Os integrantes do nosso júri são: Gabriel da Penha, Leandro Nogueira, Luiz Gustavo e Deco (compositores da Renascer de Jacarepaguá), Dudu Falcão e Leandro Germano (Diretores de Harmonia da Portela e Caprichosos de Pilares). 

Analisando pelo gráfico todo coloridinho, com as cores de cada escola, podemos perceber claramente como temos o grupo de cima (Vila Isabel, Beija-Flor, Imperatriz, Mangueira e Porto da Pedra), um grupo bem mais abaixo (Grande Rio, Portela, São Clemente, Ilha, Tijuca e Mocidade). No meio disso tudo e na 6ª posição, temos o samba do Salgueiro, com média de 9,62.

De cara, faremos uma média com a rapaziada de Vila Isabel (André Diniz, Leonel, Prof. Wladimir, Arthur das Ferragens e Pinguim) que, apesar de ter sido por muito pouco, compuseram o melhor samba de 2011 na visão desse nosso humilde Blog (que não está aqui para ser o dono da verdade!!!!).

1º LUGAR – VILA ISABEL – NOTA 9,98: “Respeite a coroa em meu pavilhão”. O samba preferido do nosso júri fala sobre o enredo “Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo”.

“Sambaço. Lindo. E mais: a parceria tirou leite de pedra do enredo. Conseguiram associar a emoção de tantos acontecimentos ocorridos através do cabelo com a força, fibra da comunidade de Vila Isabel.” (Leandro Germano)

“Tirou leite de pedra. A melodia é muito moderna e a letra é genial.” (Gabriel da Penha)

2º LUGAR – BEIJA-FLOR – NOTA 9,97: A Escola de Nilópolis, favorita como sempre, traz o enredo “A Simplicidade do Rei”, nada mais nada menos, que o cantor Roberto Carlos.

“Ouvi a primeira vez e não gostei, mas com o tempo entendi a proposta de mudar o conceito de samba pesado da escola e isso realmente aconteceu.” (Dudu Falcão)

3º LUGAR – IMPERATRIZ – NOTA 9,95: A agremiação de Ramos falará sobre a história da Medicina. O enredo é: “A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde!”

“Samba muito bom! Está na briga pelo Estandarte de Ouro.”  (Deco)

4º LUGAR – MANGUEIRA – NOTA 9,92: A Estação Primeira vai falar de Nelson Cavaquinho, com o enredo: “O filho fiel, sempre Mangueira” . O samba, muito contestado na época da escolha, vem sendo bem recebido após a gravação do CD oficial.

“Esse é o samba que mais cresce no meu conceito. Ivo Meireles acertou de novo.” (Leandro Nogueira)

5º LUGAR – PORTO DA PEDRA – NOTA 9,85: A agremiação de São Gonçalo vai falar da escritora, autora de famosas peças infantis, Maria Clara Machado. “O sonho sempre vem pra quem sonhar…” é o título do enredo que será desenvolvido pelo talentoso carnavalesco Paulo Menezes.

“Bom samba. Melodia batida nos refrões mas com passagens muito legais na 1ª parte. Letra correta.” (Luiz Gustavo)

6º LUGAR – SALGUEIRO – NOTA 9,62: “Salgueiro apresenta: O Rio no cinema”. Com este enredo, Renato Lage promete tratar da relação da nossa cidade com as telas de cinema.

“Melodia diferente, estilo anos 80, totalmente dentro do enredo. No final uma chamada à vaidade salgueirense: ”O oscar sempre é da academia”.” (Leandro Germano)

7º LUGAR – GRANDE RIO – NOTA 9,47: A tricolor de Caxias vai falar da linda cidade de Florianópolis. Título do enredo: “Y-Jurerê Mirim – A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)”.

“O samba tem refrão forte. Samba oba-oba que tem tudo para funcionar na avenida” (Deco)

8º LUGAR – PORTELA – NOTA 9,43: A maior campeã dos carnavais tenta acabar com o longo jejum falando sobre a navegação. O enredo “Rio, azul da cor do mar” traz a história da navegação.

“Melodia é até agradável, mas o plágio do refrão incomodou bastante, O refrão do meio também é confuso.” (Luiz Gustavo)

9º LUGAR – SÃO CLEMENTE – NOTA 9,42: A irreverente escola da Zona Sul vai falar da nossa cidade. O enredo é: “O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza!”

“O tema é batido, mas apesar de ser batido, falar do Rio de Janeiro dá pra fazer um belo samba. Não foi o caso da São Clemente. A letra é confusa: A natureza criou, Deus fez a natureza, que é abençoada pelo criador, protegida pelo padroeiro… minha nossa! A melodia deixa claro que o samba foi misturado.” (Gabriel da Penha)

10º LUGAR – UNIÃO DA ILHA – NOTA 9,38: A simpática e querida por todos tricolor insulana promete mostrar na avenida a Origem da Vida. O enredo será desenvolvido por Alex de Souza: “O mistério da vida”.

“Esse samba cresceu bastante quando eu ouvi lendo a letra… a melodia tem a cara da Ilha e a letra é bem correta.” (Leandro Nogueira)

11º LUGAR – UNIDOS DA TIJUCA – NOTA 9,33: A campeoníssima de 2010 não traz um bom samba em 2011. O título do enredo é “Esta noite levarei sua alma”. Paulo Barros promete mostrar filmes de terror e suspense na avenida.

“Samba apenas comum, é o tal chamado samba funcional, o mal do século para os poetas de plantão. Digo que esse é o samba que mais depende do desfile do que o desfile depende do samba.” (Dudu Falcão)

12º LUGAR – MOCIDADE – NOTA 9,32: A agremiação de Padre Miguel pretende falar sobre a parábola dos semeadores. “Parábola dos divinos semeadores” é o nome do enredo.

“Não entendo o enredo através do samba. O samba, por sua vez, é muito marcheado. Além disso, são de extremo mal gosto as palavras usadas no refrão principal… “Tá todo mundo aí…” Ao contrário do ano passado, acho que o samba desse ano não proporcionará uma boa evolução dos componentes.” (Gabriel da Penha)

As notas que foram atribuídas a cada uma das obras, podem ser vistas no quadro abaixo:

“Papudimaluco” agradece a todos os compositores que nos brindaram com esses sambas e lembra ao maluconauta que é hora de comprar o CD, disponível nas lojas de todo o Brasil.

—————

Não concorda com nossa análise? Gostou? Dá o papo, comenta aê!

Sobre Gabriel Carqueijo

Contador, 29 anos, Flamenguista e Portelense, pai, marido, filho, irmão e amigo.

Discussão

7 comentários sobre “Análise dos Sambas de 2011: Deu empate?

  1. Po, eu gosto do samba da Tijuca! Sacanagem! rsrs

    Prefiro o samba da Tijuca do que da Porto da Pedra (Não sou louca! rs). Prefiro da Mocidade, apesar de ser ruim, do que da São Clemente.

    O da Vila é bom demais!

    Publicado por Viviane | 07/01/2011, 2:38 pm
  2. Análise profissa…concordei com os primeiros lugares. Fico triste q a Ilha tenha ficado entre os lanternas, mas gostei do comentário do Poeta Leandro.

    Publicado por Li. (salvemequempuder) | 07/01/2011, 6:19 pm
  3. Ai, quem é Leandro Germano? Pô, vou mandar buscar em casa…rs! Afundou minha escola…kakaka!
    Valeu, poetas!

    Publicado por Li. (salvemequempuder) | 07/01/2011, 6:20 pm
  4. Samba da Grande Rio e da São Clemente devem passar muito bem na avenida…

    Publicado por gabricarqueijo | 13/01/2011, 8:55 am
  5. E eu adoro o da Tijuca! hauhauhauahauahuahaua

    Publicado por Viviane | 13/01/2011, 8:57 am
  6. Tijuca também deve passar bem…Mocidade… só que a nossa “análise”, não consegue projetar isso com exatidão.

    Publicado por Gustavo | 17/01/2011, 10:41 am
  7. Cada vez gosto mais do samba mangueirense…

    Publicado por gabricarqueijo | 18/01/2011, 4:39 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Salvador em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
Salvador (era chamad… em IAPI da Penha
Salvador em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: