Lê aí...
Futebol, Rio de Janeiro

A Saga do Engenhão


Engenhão (www.oglobo.com.br)

Desde que o Engenhão estava sendo construído, este morador dos arredores do estádio profetizava: “O entorno do Engenhão não tem estrutura para receber um clássico”.

Vejam a diferença: no Maracanã, o torcedor pode ter acesso por Metrô, Trem e as vias nos arredores do Estádio são largas, tanto de um lado quanto de outro. No Engenhão, não existe estação do Metrô, somente Trem. As vias nos arredores são estreitas e a garagem não dá para todo mundo. O que as pessoas fazem? Estacionam seus carros no Norte Shopping e vão a pé até o Engenhão. A ideia é boa. O problema é que para ir do Norte Shopping a pé para o Engenhão, você deve ir caminhando pela Av. Dom Helder Câmara (ex e eternamente Av. Suburbana) e entrar à esquerda. Mas só existem duas ruas à esquerda para você entrar. Por uma vai a torcida de um time, pela outra vai a torcida de outro. Se você entrar errado, lamento! As ruas são longas e sem nenhuma rota de fuga. Só tenho um conselho a você: reze bastante!

Ontem, foi a minha estreia no Engenhão. Logo confirmei a minha previsão: ir a um clássico no Engenhão seria uma saga.

Fui sem camisa do Fla, porque nunca dou sorte vendo o jogo com camisa. Isso é desde pequeno. Não que eu seja superticioso, mas é melhor não arriscar.

Entrei na rua certa até ser parado por uma policial: para cá é flamenguista, para lá é botafoguense. Na minha frente tinha um casal: o homem vestido com a camisa do Botafogo e a mulher com a camisa do Flamengo. Fizeram uma pergunta simples: aqui não tem nenhum espaço conjunto como a arquibancada branca do Maraca??? Resposta: Não! É Botafogo de um lado e Flamengo do outro.

Seguiram então para o lado do homem, botafoguense, afinal, os caras iriam respeitar mulher. Ledo engano. Logo nos primeiros passos, a mulher flamenguista toma um banho de cerveja, seguido de um “Vai encarar?” proferido em direção ao seu companheiro. Lógico que não vai. E seguiram para em seguida ouvirem em coro: “Piranha! Piranha” e depois “Chifrudo! Chifrudo!”. Bom, fui para o meu lado e não sei mais o que aconteceu com eles.

Outra curiosidade do Engenhão é o fato de existir ingresso para Botafoguenses e ingresso para Flamenguistas. O que faz com que os Flamenguistas não comprem ingressos dos Botafoguenses e vice-versa. Conclusão: a parte do Botafogo continua com grandes espaços vazios e a do Flamengo não ficou superlotada. Se pelo lado do conforto é bom, o público é menor.

Adentrando ao Estádio, meu ingresso era do setor superior, no qual eu subia até não querer mais num piso de material completamente escorregadio. Fiquei imaginando como fica quando chove. Lá em cima, a primeira boa notícia: a visão do jogo é muito boa e o fato de as arquibancadas serem mais íngrimes, faz com que a pessoa que está abaixo de você não atrapalhe tanto a sua visão.

Por outro lado, o lado que ficou a torcida do Flamengo ficava fugindo do sol, conforme ele ia se pondo.

Mas bastou o time do Flamengo entrar em campo para uma percepção nada agradável: como treme a arquibancada do Engenhão!!!!

E o jogo? De uma forma geral, foi um jogo de altos e baixos. O Flamengo começou dominando o jogo até marcar seu gol. Depois, caiu de produção e o Botafogo também não melhorou, resultando num jogo muito ruim. No finalzinho do 1º tempo, Ronaldinho resolveu dar mais prosseguimento às jogadas dando excelentes passes. A visão de jogo dele é algo impressionante. Mas na volta do 2º tempo, o Botafogo voltou dominando, logo marcou seu gol, continuou dominando e deu a impressão que iria virar o jogo. Mas a pressão foi diminuindo, o jogo foi voltando a ficar ruim até a entrada de Negueba no lugar de Deivid. Aí o jogo ferveu, o Flamengo teve suas melhores oportunidades para marcar, mas parava na grande atuação de Jeferson, goleiro do Bota. Thiago Neves teve uma atuação tenebrosa e deveria ter sido substituído. Um parênteses: (Alô Luxa!!!! Não é porque ele é o Thiago Neves que ele não pode sair, hein! O Vander ou o Botinelli poderiam ter entrado no lugar dele).

E os pênaltis???? Ah… os pênaltis!!!! Tem gente que diz que pênalti é loteria, mas se pênalti é loteria, porque o Flamengo sempre vence o Botafogo???? Esse negócio de pênalti é loteria é desculpa de derrotado.

A primeira defesa de pênalti do Felipe. Foto: Gilvan de Souza

Enfim, fui para casa a pé e feliz. Novamente, tive que enfrentar aquela rua sem nenhuma rota de fuga. Em um determinado momento o povo parou de andar. Parece que tinha briga mais a frente. Polícia passando com sirene, helicóptero sobrevoando, mas eu, particularmente, não vi nada.

Embora a tarde tenha sido boa, no final das contas. Embora, o Flamengo esteja em mais uma final da Taça Guanabara (que venha o Boavista!). Embora, eu possa ir a pé pro estádio. Que saudade do Maraca!!!!

———————–

Por Leandro

Discussão

11 comentários sobre “A Saga do Engenhão

  1. Lê!!!
    Amei o post. Tudo a mais pura realidade.
    Por mais que tenha suas coisas ruins, que voltemos mais vezes para ver o Mengão dar show!
    Bjssssssssss

    Publicado por Ana Paula Lima | 21/02/2011, 2:19 pm
    • Literalmente tremi com as arquibancadas do Engenhao. Mas ter o rubro negro classificado eh daquela categoria nao tem preco… Ainda mais que sai de Manaus Soh para isso…

      Publicado por Adrianne | 22/02/2011, 12:07 am
  2. O Maraca é inegualável, podem fazer estádios modernos ,bonitos e confortáveis ,mas o velho gigante continuará sendo a preferência de todo bom carioca,lá você respira a emoção no momento em que desce do meio de transporte,junto ao eco de MENGO…. aquela suave “BOMBA” ao fundo. Poxa que saudade,espero que com as obras o maraca não perca a sua identidade,e continue acolhendo a maior nação do planeta.Pu…,Via…e Ladrão eu adoro quando a torcida adversária canta isso kkkk EU AMO ESSA SUJEIRA!!! MENGOOOOOOOO !!!!!!

    Publicado por DECO | 21/02/2011, 2:32 pm
  3. Eterno Maracanã do meu coração… Quantas alegrias!!!!

    Publicado por gabricarqueijo | 22/02/2011, 9:50 am
  4. SAUDADES DO MARACANÃ…PASSO ALI ÀS VEZES …….E COMEÇO A CALCULAR QUANTO TEMPO FALTA PARA REINAUGURAR……E SAUDADES DA RESENHA PR-E-JOGOS NO PLANETA DO CHOPP!!!

    Publicado por KEKO | 22/02/2011, 4:26 pm
    • Imagino que esteja com mais saudade ainda de uma glória do seu time no Maior do Mundo…

      aaaaaaaaahhhhhhhhhh…. teve um em 2009. Esqueci. rs

      Publicado por leonogueira | 22/02/2011, 5:28 pm
  5. Pelo menos eu vou!!Toma!Não só quando a coisa tá boa!!Toma de novo!!

    Publicado por keko | 22/02/2011, 8:04 pm
    • Keko… como é q eu vou qdo a fase ta ruim, se ela dificilmente fica ruim? toma!!

      como é q vc vai qdo a fase ta boa, se ela dificilmente fica boa? toma de novo!!

      Publicado por leonogueira | 23/02/2011, 6:27 pm
  6. Leandro , vou ao Maraca desde 1993 filho , vi várias fases já!!!Dorme!!!!

    Publicado por keko | 23/02/2011, 8:11 pm
  7. Reblogged this on Esporte Opiniãoe comentado:

    Hoje é dia de jogo importantíssimo para o Mengão na Libertadores. E a torcida do Flamengo vai lotar o Engenhão! Meu ingresso já está comprado. Mas toda vez que vou a Engenhão, lembro deste post com a minha estreia no Estádio ano passado.
    Embora o Engenhão seja perto da minha casa e eu possa ir a pé, que saudade do Maraca!!!!

    Publicado por Leandro Nogueira | 01/02/2012, 9:37 am

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: No Engenhão com Malinowski e Geertz [1] « Comunicação, Esporte e Cultura - 22/11/2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Salvador em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
Salvador (era chamad… em IAPI da Penha
Salvador em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: