Lê aí...
Brasil, Opinião, Política

FHC de volta a cena política?


Fhc-2

Image via Wikipedia

Em artigo intitulado “O Papel da Oposição” enviado para o blog do Noblat, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz uma crítica polêmica (e gigante) sobre a atuação do governo e da oposição no atual momento do país.

Abaixo, segue um resumo das ideias mais importante de FHC e, em seguida, minha opinião sobre o artigo.

Resumo do artigo

FHC começa o texto dizendo que na decada de 70 o Brasil vivia um periodo economicamente fantastico e que a população estava feliz pra caralho com o governo embora o mesmo estivesse dando choque elétrico na oposição nos porões da ditadura, e faz analogia com os tempos de hoje onde o país vive um momento economico muito bom, porém com uma democracia longe do ideal.

Segundo o autor, a era Lula foi marcada por um enfraquecimento das instituições democráticas, onde é citado principalmente o enfraquecimento do congresso que passou a ser simplesmente um aprovador de medidas provisórias alimentado hora por mensalões, hora por liberações de verbas regionais (para o bem ou para o mal). O que enfraquece a democracia.

FHC ainda critica a mudança de postura do PT economicamente, citando por exemplo que o que o PT faz hoje com as estradas e os aeroportos, é na pratica o mesmo que privatizar, o que tanto foi criticado pelo proprio PT. No entanto, diz que o PT ainda faz uso da antiga mentalidade anti-capitalista, ao gerenciar mal as agencias reguladoras por exemplo, com medidas anti-mercado.

FH então critica a postura da oposição perante essa situação, dizendo que a oposição não chamou a devida atenção para esse enfraquecimento da democracia, nem para o fato da atual revolução economica do país ter começado na verdade no seu governo. Por fim FHC conclama a oposição para que faça uma oposição mais pautada nos valores éticos e democráticos do que em aspectos desenvolvimentistas como “vou melhorar a saude, vou gerar mais emprego”, dizendo que esse é o único modo de galgar a atenção da população e consequentemente o poder novamente.

Minha opinião

Achei muito boa a analogia do início pois é algo que temos que prestar atenção mesmo. Até que ponto nos iludimos com as manchetes economicas boas e deixamos de prestar atenção se nossas liberdades individuais não estão pouco a pouco sendo suprimidas através do enfraquecimento de instituições e do poderio economico sendo usado para manutenção do poder.

FHC no entanto é hipocrita ao atribuir o enfraquecimento das instituições ao governo Lula, pois no seu governo também cansou-se de ver o loteamento de verbas para aprovação das citadas MPs. Houve sim no governo Lula uma chutação de balde maior na relação com o congresso, como em todas as manobras para abafar o episódio do mensalão por exemplo, o que elevou certamente o sentimento de impunidade na sociedade. Mudou o grau, mas não o genero. Assim como é hipocrisia um PTista dizer que o atual momento da economia em nada tem a ver com os méritos da estabilização economica iniciada na era FH.

Acho portanto que a conclusão dele de o que a “oposição” deve fazer para “voltar ao poder” é cheia de premissas mal explicadas. Como por exemplo o fato que o PSDB tem que se pautar na questão dos valores (ele não diz PSDB, mas eu entendo nas entrelinhas). O que afinal de contas ele vê de tão diferente no PSDB e no PT? Ele afinal de contas é a contra ou a favor o que está sendo feito com os aeroportos e estradas? Ele, uma vez no poder hoje, faria diferente na sua relação com o congresso e os partidos do que fez 8 anos atrás? Ou melhor, ele faria diferente do que o PSDB faz hoje? Acabou de sair aqui no G1 que o “deputado do castelo” acabou de ser nomeado diretor de uma estatal ai do governo de MG (PSDB).

Resumindo, acho nobre que ele se preocupe com a democracia, eu também me preocupo. Mas o correto nesse caso é se contestar o PT, ou o correto seria contestar todo nosso sistema político, incluindo o PSDB, o PT, o governo Lula e o proprio governo FHC? Acho que ele e o PT são dois orgulhosos. O PT não admite que deu CTRL-C CTRL-V na politica economica do FH (com algumas poucas excessões ruins e boas), e o FH não admite que o PT deu CTRL-C CTRL-V na parte política (com algumas poucas excessões ruins e boas).

Ou seja, os dois sofrem do velho mal dos marxistas: “Eu sou do bem, você é do mal”

————————————-

Por Quinze

Discussão

2 comentários sobre “FHC de volta a cena política?

  1. Perfeito, Quinze. Não encontro palavras para acrescentar algo ao seu comentário.

    Abs.

    Publicado por gabricarqueijo | 15/04/2011, 3:07 pm
  2. Poderes snedo minados vagarosamente ………..
    influência póstuma de Gramsci

    Publicado por keko | 19/04/2011, 9:18 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários da galera:

Bonecas de soldados… em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
marilene oliveira em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Helio Serra em IAPI da Penha
Salvador em IAPI da Penha
sonia em IAPI da Penha
Salvador (era chamad… em IAPI da Penha
Salvador em IAPI da Penha

É Papuditwitter !!!!

%d blogueiros gostam disto: